Com a pandemia do Covid-19, PANC é direcionado ao HSV
Devido a pandemia do Covid-19 e o consequente o fechamento das escolas, a equipe de responsável pelo cultivo das PANC (plantas alimentÃcias não convencionais) dos professores e cozinheiras da rede de ensino público de JundiaÃ, aproveitou o momento para direcionar as hortaliças para instituições e comunidades mais carentes.
Essa é uma forma de continuar fazendo uso da produção que já pode ser colhida, orientando o uso nas cozinhas comunitárias ou domiciliares.
Um dos locais beneficiados foi o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e seus funcionários. “Esta doação trouxe novos conhecimentos, novos alimentos que nem tÃnhamos ideia que existiam. São fontes de muitas vitaminas e minerais”, explica a nutricionista da instituição Thais Nunes Freire.
Inicialmente a equipe responsável pelo cultivo iria até a hospital para dar o treinamento de uso do alimento, mas com a pandemia, o acesso aconteceu de forma remota, pelo site. A primeira hortaliça enviada foi o Cariru, com textura macia e cozimento rápido. O sabor é parecido com espinafre. Rico em antioxidantes, proteÃnas, cálcio, magnésio, potássio, zinco, enxofre e boro.