Receitas e dicas de chás para aliviar os dias de quarentena
Com o isolamento social por conta do coronavírus, é comum as pessoas se sentirem ansiosas, estressadas e dispersas. Para evitar ou controlar essas situações, nada melhor que um chazinho. Dani Lieuthier, do Instituto Chá, compartilha dicas e receitas para passar por esta fase de maneira mais pacífica e harmoniosa.
Contra ansiedade: Este é um sentimento que pode estar presente de forma regular. Os chás ideais para acalmar essa sensação são os feitos por infusão de camomila, melissa, erva-cidreira, capim-limão, lavanda ou folhas de maracujá. Como eles também ajudam a dormir, vale experimentar no fim do dia. Além do chá, outra dica para combater a ansiedade é a inalação de óleos essenciais de plantas medicinais, como lavanda, erva-doce e laranja-doce.
Ingredientes:
- 1 litro(s) de água filtrada ou mineral
- 1 colher(es) de sopa de camomila
- 1 colher(es) de sopa de capim-limão
- 1 colher(es) de sopa de melissa
- Casca de uma laranja ou tangerina
Modo de preparo: Ferva a casca do cítrico escolhido por 10 minutos. Adicione as ervas e deixe em infusão por 10 minutos. Basta coar e está pronto para beber. Pode ser consumido quente ou gelado.
Para mais energia: Se quiser manter a disposição nos dias de isolamento, o ideal é o consumo de receitas que contenham cafeína. O chá verde e o chá preto são ótimas opções, uma vez que possuem a teína (mesma substância que a cafeína). Absorvida lentamente pelo corpo, a substância e os chás a base dela proporcionam uma energia mais prolongada, ao contrário por exemplo, do café. Outra infusão recomendada é a mate, que possui mateína. Ele pode ser consumido de diferentes maneiras, como gelado batido com limão, um refrescante tererê ou, ainda, o tradicional chimarrão.
Ingredientes:
- 600 mililitro (ml) de água filtrada ou mineral
- 2 colher(es) de chá preto, chá verde ou mate tostado
- 1 pau de canela
- 1 pedaço(s) de gengibre (do tamanho de uma pontinha de dedo)
- 2 unidade(s) de cravo
- 1 anis-estrelado (opcional)
Modo de preparo: Fatie o gengibre. Ferva o gengibre por 10 minutos. Adicione as especiarias e ferva por mais 5 minutos. Retire do fogo, coe e deixe esfriar por 3 minutos para baixar a temperatura. Adicione o chá ou mate que escolher. Deixe em infusão por 4 minutos e coe. Está pronto para beber.
Para concentrar: Uma receita muito recomendada para concentração é o chá verde. Historicamente, ele era consumido pelos monges budistas para propiciar o estado de meditação, com atenção e calma ao mesmo tempo. Outra opção é o Pu’erh, chá escuro e fermentado. De acordo com a Dani, “além de ser muito digestivo, ele proporciona uma clareza mental e mantém o foco e a atenção”.
Para aumentar a imunidade: Existem diversas opções com essa finalidade, como hibisco, folha de oliveira, botões de rosa, casca de laranja, gengibre e hortelã. Preparar alguma dessas infusões de manhã, logo quando acordar, e de noite, antes de dormir, pode ajudar acalmar e ganhar mais anticorpos para ficar com a saúde em dia.
Ingredientes:
- 600 mililitro (ml) de água filtrada ou mineral
- 1 pedaço(s) de gengibre (do tamanho de uma pontinha de dedo)
- 1 ramo(s) de hortelã
- 1 colher(es) de sopa de hibisco
- Casca de uma laranja
Modo de preparo: Fatie o gengibre. Ferva o gengibre e a casca de laranja por 10 minutos. Retire do fogo e adicione o hibisco e a hortelã. Deixe em infusão por 5 minutos e coe. Está pronto para beber.
(Fonte/Foto: UOL)