Adesão ao isolamento social cai para 55% em São Paulo
Após ter subido dez pontos percentuais entre quinta-feira (9) e a sexta-feira Santa (10), a taxa de isolamento social caiu de novo no sábado (11) e chegou a 55% no estado de São Paulo, segundo o sistema de monitoramento inteligente do governo estadual feito com base nos dados dos celulares da população. Na segunda (6) e terça (7), o estado tinha taxa de 54% de isolamento, que caiu para 49% na quarta e chegou a 47% na quinta (9), menor taxa já registrada desde o inÃcio da quarentena.
Segundo o governo estadual, para controlar a disseminação da Covid-19, o Ãndice ideal é de 70%. O estado nunca chegou a esta taxa: o ápice da quarentena em São Paulo ocorreu no último domingo (5), com 59% de adesão. O Ãndice de isolamento social caiu 12,9% na última semana.
O governador João Doria (PSDB) prometeu tomar medidas mais rÃgidas na segunda-feira (13), inclusive com prisão para quem desrespeitar as orientações, caso o isolamento não chegue a mais de 60% neste final de semana. Nesta sexta (10), o prefeito da capital, Bruno Covas, disse à GloboNews que atua em conjunto com o governo do estado e que medidas de “intervenção de algumas ruas” da cidade não estão descartadas.
As medidas de isolamento social foram adotadas para tentar conter o avanço do coronavÃrus, com quarentena que vai até 22 de abril em todo o estado.
(Fonte: G1/Foto: Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo)