Cidades: exposição marca início de Semana de Valorização da Vida
Nesta segunda-feira, a Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) abriu oficialmente a exposição “Suicídio – A Epidemia Calada”, com quadros pintados pelo servidor público Felipe De Stefano Balster Martins, que se suicidou em 2012, aos 34 anos. A mostra faz parte da Semana de Valorização da Vida, promovida pela Prefeitura dentro das comemorações do “Setembro Amarelo”, mês com ações dedicadas ao combate ao suicídio.
Durante a abertura, a gestora da UGAGP, Simone Zanotello, agradeceu ao Centro de Valorização da Vida (CVV) pela parceria nas ações que vem sendo realizadas durante o mês. “Os quadros do Felipe retratam a angústia que ele viveu por conta de sua dor psíquica. Acredito que as obras vão sensibilizar os servidores e munícipes que passarem pelo Paço Municipal sobre a importância de se discutir o tema”, destacou.
LEIA TAMBÉM
Saúde: Cartilha de Prevenção ao Suicídio identifica população de risco
A psiquiatra Maria Cristina Ramos De Stefano, mãe do servidor e voluntária da CVV, participou da cerimônia e agradeceu a Administração por ter a coragem de abordar o tema, que há muito tempo é um tabu na sociedade. “Quem sofre do problema muitas vezes se expressa de diferentes maneiras, nem sempre pela fala. Essa história de que ‘quem fala não faz’ é um mito que precisa ser superado. Por isso, a capacitação da população é muito importante e a atuação do poder público nesse sentido é fundamental”, disse.
A exposição conta com dez quadros pintados pelo servidor, além de um mural com imagens das rodas de conversa realizadas pela UGAGP dentro do Programa Viver, lançado no início do ano pelo prefeito Luiz Fernando Machado como ferramenta de valorização da vida. As obras ficam no Paço até sexta-feira (15) e seguem para a Câmara Municipal na próxima segunda (18), onde ficarão expostas por mais cinco dias.