Novo coronavÃrus muda hábitos de consumo
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Kantar, 75% dos consumidores têm preferido comprar em supermercados menores mais próximos de casa, como forma de evitar as aglomerações de pessoas mais comuns em estabelecimentos maiores.
Como a expectativa é de tempos difÃceis em termos de renda, 77% dos consumidores disseram também que estão mais atentos aos preços dos produtos e a promoções. Um cuidado é evitar o contato na hora do pagamento: 68% afirmaram que estão dando preferência para transações via cartões ou celular em vez do dinheiro.
Além disso, também houve uma corrida para se abastecer, principalmente de alimentos básicos e produtos de limpeza. O crescimento do consumo desses itens foi de 26% na semana do dia 16 a 23 de março em comparação com semana anterior.
Entre os dez itens com os maiores aumentos de compras nesse perÃodo, o papel higiênico aparece na liderança, com um salto de 211%. Os consumidores também estocaram detergente (79% elevação nas compras), cereais (73%), acessórios de limpeza (70%), sabonete (50%), leite (48%), azeite (44%) e pão (40%), segundo a pesquisa.
(Fonte: Metro/Foto: Pedro Vilella, Getty Imagens)