UBS Jardim do Lago abre para atender casos suspeitos de Covid-19
Esperada pela população há décadas, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Lago começa a funcionar nesta segunda-feira (27) para atender especificamente casos suspeitos de síndrome gripal, no modelo de Unidade Sentinela (US).

Usuários com sintomas gripais são avaliados e encaminhados para os atendimentos necessários na Unidade Sentinela
Neste momento, o espaço atende especificamente os casos que possam ser suspeitos do Novo Coronavírus, para facilitar o acesso ao cuidado pela população, em um espaço dedicado. Assim que a pandemia for debelada, o prédio será a sede do atendimento da população.
De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, a cidade se antecipou na organização das ações de Saúde, desde a capacitação dos profissionais até a melhoria da capacidade de atendimento.
“A primeira providência tomada no enfrentamento ao coronavírus em Jundiaí foi restruturar a rede de saúde. Implantamos o conceito das Unidades Sentinelas de forma assertiva para organizar o fluxo e oferecer agilidade ao atendimento de casos suspeitos”, explica o prefeito.
Segundo ele, hoje, pouco mais de 40 dias após o início das medidas práticas, pode-se dizer que o processo teve êxito. “No São Vicente, por exemplo, são 117 leitos criados exclusivamente para atender aos pacientes com a Covid-19”, comenta.
(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)