40% dos bares e restaurantes devem fechar em SP
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel – SP) aponta que, entre os empresários do setor, grande parte acredita que cerca de 40% das casas fecharão as portas por conta da crise provocada pelo novo coronavÃrus.
Foram entrevistados 125 empresários que possuem, no mÃnimo, três estabelecimentos do ramo na cidade de São Paulo e na região metropolitana. Para responder, os empreendedores levaram em conta não apenas os seus negócios, mas o conhecimento que têm de outros bares e restaurantes.
A dinâmica do setor de bares e restaurantes faz com que cerca de 30% dos estabelecimentos fechem naturalmente em até dois anos de existência, mas que também há uma reposição, o que não deve acontecer no perÃodo de quarentena.
Um outro ponto relevante da pesquisa é que 61% dos empresários entrevistados acreditam no isolamento social e na volta da atividade econômica de forma gradual e segura.
O levantamento também aponta que para 59% dos entrevistados o auxÃlio governamental não foi suficiente para manter os negócios funcionando. Para 35% a quantia foi o suficiente, mas houve ressalvas em relação ao atraso no pagamento e a necessidade de facilitar a liberação de crédito.
(Fonte: Agência Estado/Imagem: Rahel Petrasso)