Cidades: Polícia Militar faz balanço positivo da operação Natal
Em reunião com a Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí (ACE), a Polícia Militar faz balanço positivo da operação Natal. O primeiro encontro do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) aconteceu na última quinta- feira.
Entre as pautas abordadas, foi apresentado o balanço da operação de Natal da Polícia Militar realizada no Centro. Segundo o Capitão PM Comandante da 1ª Cia do 11º BPM, Samuel Barban Ruiz, os dados oficiais ainda não foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, mas as prévias indicam uma redução dos índices criminais no período. Segundo ele, foram feitas cerca de 4 mil abordagens a pessoas e 3,5 mil fiscalizações a veículos. “O objetivo de aumentar as fiscalizações é proporcionar maior proximidade entre a polícia militar e a comunidade, facilitando o acesso e propiciando aumento da sensação de segurança do cidadão”, explicou o Capitão Ruiz.
Houve também a intensificação das fiscalizações de trânsito, com o objetivo de reduzir acidentes de gravidade e, principalmente, preservar a vida dos condutores e passageiros. “Não dá para continuarmos a perder vidas em acidentes de trânsito, causados muitas vezes por falhas humanas ou abusos dos condutores, tais como o excesso de velocidade e as ultrapassagens de sinais vermelhos”, acrescentou.
O Capitão observou que a união de esforços da Polícia Militar e outras instituições de segurança, tais como a Polícia Civil, a Guarda Municipal e os agentes de trânsito, trouxe resultados positivos para todos, inclusive ajudou a impulsionar as vendas no comércio, uma vez que as pessoas sentiam-se seguras em ir até o Centro para fazerem suas compras. “As ações preventivas e ostensivas contribuíram sobre maneira para girar a economia da cidade como um todo.”
As reuniões do Conseg são realizadas mensalmente. O conselheiro da ACE Jundiaí, Danilo D’Angelo, que representa a entidade nestes encontros, reforça a importância dos associados, por região, elegerem seus representantes para participarem das reuniões. Assim podem levar ao conhecimento das associações as demandas conjuntas que direcionam ações de segurança pública. “Jundiaí se destaca positivamente nos índices nacionais. Com o envolvimento da sociedade civil organizada, poderemos melhorar ainda mais essa condição.”
(Fonte: ACE Jundiaí)