Jundiaà tem 277 casos positivos e o 21º óbito confirmado neste domingo (10)
Neste domingo (10), Jundiaà registra 277 casos positivos de coronavÃrus, entre 229 que estão em casa (sendo 119 recuperados), 27 internados entre Jundiaà e outras cidades e 21 óbitos confirmados para Covid-19. As informações são da Prefeitura de JundiaÃ, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), que atualiza o Boletim Epidemiológico diariamente de forma a manter a transparência com os munÃcipes.
Vale destacar que o aumento dos casos ‘positivos em casa’ foi derivado dos testes rápidos da rede privada, encaminhados para a Vigilância Epidemiológica (VE), não necessariamente registrados nas últimas 24 horas.
A cidade contabiliza 78 casos suspeitos no aguardo de resultado, entre 36 aguardando em casa, 33 aguardando resultado internados e oito óbitos.
Em internações, Jundiaà registra 29% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pública e 51% de ocupação de leitos de UTI na rede privada com pessoas com diagnóstico prévio de SÃndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Os nove óbitos por SRAG com suspeita de Covid-19 aguardam laudos do Instituto Adolfo Lutz. Desde o inÃcio da apuração, 37 óbitos foram descartados para Covid-19, de um total de 248 casos descartados. Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação à s medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.
O Prefeito Luiz Fernando Machado decretou estado de Calamidade Pública para a cidade, (decreto 28.926, 24 de março de 2020) na Imprensa Oficial do MunicÃpio, ampliando a restrição de fluxos, suspendendo cobranças e determinando a suspensão de atividades de setores não essenciais, com o objetivo de reduzir a disseminação do vÃrus entre a população.
PREVENÇÃO
Desde o inÃcio dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaà desenvolve o Plano de Ação contra o Novo CoronavÃrus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.
Todas as medidas tomadas pelo municÃpio seguem os protocolos do Ministério da Saúde.
(Imagem: Reprodução Internet)Â