Educação: Novo Fies abre inscrições em fevereiro
O Ministério da Educação (MEC) já divulgou o perÃodo de inscrições para o Novo Fies que será entre os dias 19 e 23 de fevereiro. O programa oferece créditos aos estudantes para ingressar em instituições particulares. Para concorrer as vagas é necessário que os candidatos cumpram dois requisitos: ter participado do Enem a partir de 2010 e possuir renda mensal bruta de 3 (três) salários mÃnimos, na modalidade de financiamento do Fies; e até 5 (cinco) salários mÃnimos, na modalidade de financiamento do P-Fies.
As instituições de ensino que queiram oferecer vagas pelo Fies têm até o dia 29 de janeiro para assinar o Termo de Participação. O prazo foi prorrogado na última segunda-feira (22).
Confira as principais mudanças:
Para o Fies 1, poderão se candidatar os estudantes com renda familiar de até 3 salários mÃnimos. A taxa de juros real será igual a zero. Quanto a carência, serão 18 meses após o fim do curso e o estudante terá que começar a pagar assim que se formar e os recursos virão de um Fundo Garantidor, mantido obrigatoriamente pelas faculdades, que terão de fazer aportes proporcionais à sua taxa de inadimplência
Já para o Fies 2, a renda familiar será de até 5 salários mÃnimos. As taxas de juros usadas para empréstimos dos fundos regionais serão na ordem de 2,5% a 3 % e os recursos virão de bancos regionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A nova modalidade abrange o Fies 3 que será destinado aos estudantes com renda familiar de até 5 salários mÃnimos. Os financiamentos serão concedidos para estudantes de todo o Brasil. Os recursos virão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
(Fonte: G1)