Jundiaà retoma agendamento de consultas e exames gradualmente
Após a suspensão das consultas e exames eletivos das redes de Atendimento Básico e Ambulatorial da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), entre os meses de março e abril, os agendamentos e atendimentos de rotina são retomados com normas e padrões rÃgidos para evitar a aglomeração, além de maior tempo entre um agendamento e outro.
Durante o perÃodo de suspensão, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) permaneceram abertas para o acolhimento dos usuários, bem como as equipes realizaram acompanhamento aos casos classificados como prioritários por telefone.
De acordo com Tiago Texera, gestor da UGPS, a retomada gradual foi iniciada em maio. “Aplicamos medidas rÃgidas para o atendimento de forma a evitar o acúmulo de pessoas nas UBSs e Ambulatórios da cidade. Os horários são espaçados e o agendamento está sendo feito pelas equipes das UBSs, conforme a priorização de cada unidade”, informou.
Assim que liberada a condição de isolamento e distanciamento controlado – necessária pelo cenário epidemiológico vivenciado – serão realizados mutirões para a eliminação de filas que, porventura, possam ser registradas.
Os diabéticos e os hipertensos acompanhados pela rede municipal de saúde estão recebendo profilaxia para 90 dias, desta forma, evitando o deslocamento desnecessário e que poderia colocá-los em risco.
Os pacientes que fazem uso de medicação de alto custo, disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde, também estão tendo a dispensação ampliada para 60 dias, conforme a liberação das medicações pelo órgão estadual ao municÃpio.