Vacina americana contra coronavÃrus mostra resultados promissores
A empresa de biotecnologia norte-americana Moderna anunciou que testes de uma possÃvel vacina contra o novo coronavÃrus aplicada em humanos gerou resultados promissores. Oito pacientes receberam a dose e mostraram imunidade semelhante à de pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 e já recuperadas da covid-19. Espera-se que uma nova etapa de pesquisas seja iniciada o quanto antes, em julho, envolvendo 600 pessoas.
Voluntários saudáveis de 18 anos a 55 anos de idade, depois de receberem a novidade, desenvolveram anticorpos capazes de eliminar a replicação do vÃrus. Alguns deles, inclusive, apresentaram nÃvel superior de proteção ao de pessoas contaminadas.
É preciso entender que os resultados não provam que essa é, definitivamente, a solução para o problema que aflige o planeta, já que existe a necessidade de saber como o organismo reage à possibilidade de contaminação no “mundo real”. Além disso, a tecnologia responsável pela extração e análise do RNA é relativamente nova e precisa passar por uma série de avaliações.
Ainda assim, considerando o pouco tempo envolvido no processo quando se colocam como referência procedimentos tradicionais, trata-se realmente de algo a ser comemorado, já que o coronavÃrus infectou oficialmente, até hoje (18), mais de 4,8 milhões de pessoas, contabilizando quase 320 mil mortes.
Nenhum dado oficial a respeito da novidade foi divulgado ao público, e resultados do estudo só foram entregues à Food and Drug Administration, agência reguladora dos EUA, que não costuma comentar procedimentos em andamento. A empresa responsável pelas pesquisas divulgou que informações detalhadas só serão fornecidas após a etapa final, prevista para ocorrer até o fim de setembro.
(Fonte: Tecmundo/Foto: Globe Staf)