Jundiaí inicia testagem para Covid-19 em assintomáticos
As equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí percorrerão os bairros da cidade para entrevistar e aplicar o teste rápido em todos os residentes nos endereços sorteados. A meta é visitar 1.244 domicílios com a possibilidade de testar até 6,2 mil pessoas em Jundiaí.
O Inquérito Epidemiológico será aplicado por três profissionais ligados à FMJ e UGPS, devidamente identificados e com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). A testagem e a aplicação do questionário serão feitos em ambiente externo à residência.
“Adotar medidas pró-ativas no combate à pandemia tem sido a tônica do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Jundiaí, desempenhando ações específicas conforme os cenários epidemiológicos identificados. Com as informações provenientes do Inquérito Epidemiológico será possível ter o dado real da doença na cidade, reduzir as subnotificações e identificar o percentual da população que teve contato com o vírus sem desenvolver os sintomas. Com o mapeamento completo temos subsídios para avançar no combate à COVID-19”, argumenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
“Essa pesquisa é fundamental para a avaliação da cidade, por isso, é muito importante que a população participe. Além de colaborar com a identificação do avanço da doença na cidade, os participantes saberão se já estão com os anticorpos ao vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19”, explica o gestor da Unidade de Gestão e Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
Dados
Os bairros onde serão aplicados os testes estão disponíveis no site da Prefeitura de Jundiaí, na página ‘Coronavírus’. De acordo com a professora e coordenadora do Depto de Saúde Coletiva, responsável pela pesquisa pela FMJ, Marília Jesus Batista de Brito Mota, o mapeamento dos domicílios está sendo feito a partir da densidade demográfica.
“Foram definidos quantitativos de domicílios em vários bairros da cidade, de forma que a amostra represente a cidade. A determinação de quantidade de residências a ter os moradores testados será feia com base na densidade demográfica, portanto, alguns bairros terão mais testes, outros menos”, detalha. A fase da pesquisa terá duração de 13 dias úteis.
Confira os bairros que receberão as equipes a partir de terça-feira (26):
- AGAPEAMA
- VL ARENS/PROGRESSO
- JARDIM DO LAGO
- MARINGÁ
- SANTA CLARA
- VILA RAMI
- CAPITAL VILLE I
- JD. SANTA GERTRUDES
- PONTE SÃO JOÃO
- CENTRO
- VILA MUNICIPAL
- NAMBI
- JARDIM SÃO CAMILO
- SÃO CAMILO
- JARDIM TAMOIO
- CAXAMBU
- CHÁCARAS MALTONI
- NOVA ODESSA
- ROSEIRA
- COLONIA
- JARDIM PACAEMBÚ
- IVOTURUCAIA
- ERMIDA
- PARQUE ELOY CHAVES
- SERRA DO JAPI
- AEROPORTO
- CASA BRANCA/S.INDUS.
- GRAMADÃO
- MEDEIROS
- RESERVA DA SERRA
- JUNDIAÍ-MIRIM
- VALE AZUL
- HORTO FLORESTAL
- MARCO LEITE
- VILA RIO BRANCO
- FERNANDES
- CURRUPIRA
- HORTOLÂNDIA
- CECAP
- ENGORDADOURO
- PARQUE CENTENÁRIO
- TORRES DE SÃO JOSÉ
- ÁGUA DOCE
- BAIRRO DO POSTE
- BOM JARDIM
- POSTE
- TRAVIÚ
- NOVO HORIZONTE
- VARJÃO
- FAZENDA GRANDE
- SETOR INDUSTRIAL
- RIO ABAIXO
- TULIPAS
- CHAMPIRRA
- FAZENDA CONCEIÇÃO
- MATO DENTRO
- RIO ACIMA
- ANHANGABAÚ
- PARQUE DO COLÉGIO
- VIANELO/BONFIGLIOLI
- ALVORADA
- JARDIM SAMAMBAIA
- MALOTA
- MOYSES
- RETIRO
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)