‘Chef em Casa Jundiahy’ incentiva gastronomia em datas especiais
Aulas on-line com chefs e produtos entregues por delivery para cozinhar em casa: essa é a proposta do projeto “Chef em Casa Jundiahy”, criado pelo Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Fomento ao Turismo, com apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A iniciativa será operacionalizada pelas agências de receptivo de turismo, em parceria com os chefs da cidade.
A ideia é que os chefs desenvolvam um cardápio, com produtos e insumos locais, que possa ser feito em casa. O interessado irá adquirir um kit com produtos já nas devidas porções, e poderá preparar, por meio de uma live (transmissão ao vivo), junto com o chef, esse cardápio na sua própria cozinha. Os insumos serão entregues na casa do interessado (delivery).
Segundo Marcela Moro, diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, que integra a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o objetivo é que o turismo local se reinvente nesse período de pandemia.
“O Departamento de Turismo está incentivando a criação de cardápios, por chefs da cidade, que serão comercializados como experiências para moradores da cidade e região”, explica. “E para que esse projeto dê certo, foi aberto um cadastro para que produtores rurais e empreendedores do turismo local e do turismo rural cadastrem seus produtos, que serão utilizados por estes chefs na concepção dos pratos”.
As agências receptivas da cidade já estarão vendendo, nos próximos dias, a experiência do “Chef em Casa Jundiahy”: o primeiro cardápio será voltado ao Dia dos Namorados, mas a proposta é que o projeto seja repetido pelo menos uma vez por mês, aproveitando as datas comemorativas ou outras celebrações. Já estão previstos cardápios de Festa Junina, de Inverno e para o Dia dos Dia dos Pais, no estilo ‘faça com o chef’.
Como se cadastrar
Podem se cadastrar no projeto “Chef em Casa Jundiahy” produtores de legumes, verduras, ervas aromáticas, frutas, vinho, cerveja, queijos, pães, massas e outros produtos artesanais, que servirão de insumos na composição do cardápio, desde que sejam produzidos em Jundiaí. O cadastro pode ser feito neste link: https://forms.gle/KaqTCs8tUxQGid1x6
Nos próximos dias, a divulgação dos cardápios será feita pelas mídias sociais do Turismo – @turismojundiai – e pelo site www.turismo.jundiai.sp.gov.br.
(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)