Saúde: vacina da febre amarela deve ser aplicada dez dias antes da viagem
O Ministério da Saúde confirmou hoje, (29), que que a vacina contra a febre amarela deve ser aplicada pelo menos dez dias antes de qualquer viagem para locais do paÃs onde há recomendação de imunização.
Os casos de febre amarela registrados no paÃs, segundo o comunicado, permanecem no ciclo silvestre da doença, ou seja, aquelas transmitidas por mosquitos em regiões de mata. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única contra a febre amarela, recomendado a partir de 2014 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o ministério, estudos comprovaram que uma dose é suficiente para proteger a pessoa durante toda a vida.
Para algumas populações, a vacina é contraindicada como pessoas com alergia grave ao ovo; portadores de doença autoimune; pacientes em tratamento com quimioterapia/radioterapia; crianças menores de 6 meses e pessoas que vivem com HIV/aids.
Outros grupos devem ser vacinados somente se estiverem em áreas de risco e, antes, devem ser avaliados por um serviço de saúde para definir se há necessidade de vacinação. É o caso de gestantes; mulheres que estão amamentando; idosos; pessoas que vivem com HIV; pacientes que já terminaram o tratamento com quimioterapia/radioterapia; e pessoas que fizeram transplante.
(Fonte: Agência Brasil)