Pandemia: Papa Francisco pede fim do trabalho infantil
O Papa Francisco pediu nesta quarta-feira (10), o fim do trabalho infantil, prática que aumentou durante a pandemia de Covid-19, após celebrar a audiência geral na biblioteca do palácio apostólico.
O pontífice lembrou que na próxima sexta-feira (12), é comemorado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, “um fenômeno que priva as crianças da infância e coloca em perigo o seu desenvolvimento integral”.
Em muitos casos, são formas de escravidão e reclusão com consequências físicas e psicológica, disse o Papa. Na situação atual de emergência sanitária, em muitos países muitas crianças e jovens são obrigados a trabalhar de maneira inadequada à idade, para ajudar as famílias em condições de extrema pobreza”, comentou o pontíficie.
O líder religioso pediu para que as instituições “ponham em prática todos os esforços possíveis para proteger os menores, preenchendo as lacunas económicas e sociais que estão na base da dinâmica distorcida em que infelizmente estão envolvidos”. “Os jovens são o futuro da família humana. Todos temos a missão de promover seu crescimento, saúde e serenidade. Todos somos responsáveis”, declarou.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 150 milhões de jovens entre 5 e 14 anos de todo o mundo são obrigados a trabalhar.
Fonte: Estadão/Imagem: reprodução