Tipo sanguÃneo e genes estão ligados à Covid-19 grave, mostra estudo
O tipo sanguÃneo de uma pessoa e outros fatores genéticos podem ter ligação com a gravidade de uma infecção pelo CoronavÃrus, de acordo com pesquisadores europeus que buscam mais pistas para explicar por que o CoronavÃrus atinge algumas pessoas tão mais duramente que outras.
As descobertas, publicadas no periódico cientÃfico The New England Journal of Medicine na quarta-feira (17), levam a crer que pessoas com sangue tipo A correm risco maior de desenvolver sintomas mais intensos quando infectadas pelo CoronavÃrus.
No auge da epidemia na Europa, pesquisadores analisaram os genes de mais de 4 mil pessoas em busca de variações que são comuns naqueles que foram infectados pelo vÃrus e desenvolveram casos graves de Covid-19.
Uma série de variantes em genes que estão envolvidos nas reações imunológicas são mais comuns em pessoas com casos graves de Covid-19, descobriram os cientistas. Estes genes também estão envolvidos com uma proteÃna de superfÃcie celular chamada ACE2, que o CoronavÃrus usa para ter acesso à s células do corpo e infectá-las.
Os pesquisadores, liderados pelos médicos Andre Franke, da Universidade Christian-Albrecht de Kiel, na Alemanha, e Tom Karlsen, do Hospital Universidade de Oslo, na Noruega, também descobriram uma relação entre a gravidade da covid-19 e o tipo sanguÃneo. O risco de casos graves de CoronavÃrus é 45% maior para pessoas com sangue tipo A do que pessoas com outros tipos sanguÃneos, e parece ser 35% menor para pessoas com sangue tipo O.
(Fonte/Foto: Agência Brasil)