Falta de chuvas leva umidade do ar a níveis mínimos em Jundiaí
Jundiaí não recebe uma chuva significativa há quinze dias. A última chuva expressiva que atingiu o município foi no dia 7 de junho – com apenas 23 mm – e por conta disso a Umidade Relativa do Ar (URA) está baixa nestes últimos dias. Segundo o monitoramento realizado pela Defesa Civil de Jundiaí, divulgado nesta terça (23), a URA nos últimos quatro dias – de 19/06 a 22/06 – está atingindo valores mínimos na casa dos 30%, valor limite para o ingresso no estado de Atenção. Nesta segunda (22) a URA chegou ao valor mínimo de 32%.
Os meses de março, abril e maio de 2020 tiveram volumes de chuvas bem abaixo da média esperada: em março foram 134 mm (média dos últimos 8 anos: 386 mm); em abril, 0 mm (média dos últimos 8 anos: 121 mm); em maio, foram 13 mm (média dos últimos 8 anos: 89 mm); e este mês, até esta segunda-feira, foram 74 mm (média dos últimos 8 anos: 127 mm).
Com 30% ou mais de URA a cidade permanece no Estado de Observação; de 30% até 21% de URA já configura Estado de Atenção.
O período é especialmente perigoso para queimadas, segundo o Coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano, ressaltando que a população pode denunciar queimadas através do aplicativo da Prefeitura de Jundiaí, inclusive com o envio de fotos e geolocalização. Também é possível denunciar pelo telefone 156. “Queimada é crime ambiental; não é uma simples transgressão. As denúncias que forem enviadas pelos munícipes serão direcionadas para fiscalização e eventual autuação, segundo a Lei Municipal nº 8.858, de 07 de novembro de 2017”, adverte.
(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)