Terremoto de 7,5 graus Richter sacode sul do México
Um forte terremoto foi registrado nesta terça-feira (23) no sul do México, com epicentro 23 quilômetros ao sul do municÃpio de Crucecita, no Estado de Oaxaca. O abalo foi sentido em seis Estados do paÃs e também na Cidade do México, onde foi ativado o alerta sÃsmico.

Moradores do bairro de Colonia Narvarte, na Cidade do México, saem para a rua durante o tremor
As autoridades mexicanas informaram que o tremor deixou um morto e um ferido em Oaxaca e causou prejuÃzos materiais leves, como danos em muros e edifÃcios na capital de Oaxaca e em povoados litorâneos, próximos do epicentro. O terremoto, de 7,5 graus, não provocou grandes danos na capital do paÃs, informou a chefa do Governo municipal, Claudia Sheinbaum, depois de uma primeira inspeção aérea. No entanto, vários helicópteros da polÃcia continuavam fazendo voos de inspeção várias horas depois do sismo.
O Governo mexicano assinalou que o sismo foi sentido em seis Estados do centro e sul do paÃs. Oaxaca, o Estado do epicentro, foi o mais afetado, segundo as primeiras informações das autoridades. O governador de Oaxaca, Alejandro Murat, confirmou a uma rádio que o terremoto deixou pelo menos uma pessoa morta e outra ferida no municÃpio litorâneo de Huatulco.
As autoridades estaduais também estão inspecionando danos em casas e edifÃcios de várias outras localidades do Estado, localizado na costa do PacÃfico. Algumas construções e muros em mau estado na cidade de Oaxaca caÃram.
O Serviço Sismológico do México localizou o epicentro do terremoto, ocorrido pouco antes das 10h30 (12h30 no horário de BrasÃlia), 5 quilômetros sob a superfÃcie terrestre, no municÃpio de Crucecita. O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) aumentou a profundidade para mais de 23 quilômetros e reduziu a magnitude para 7,4 graus.