Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Eclipse lunar penumbral poderá ser visto do Brasil neste domingo (5)

Publicada em 02/07/2020 às 11:15

O último eclipse lunar que aconteceu no dia 5 de junho deixou muitos apaixonados pelo céu desapontados, porque não foi visível no Brasil. No próximo domingo, 5 de julho, outro vai acontecer, dessa vez eclipse do tipo penumbral, e promete encher os olhos de quem estiver disposto a ficar acordado até um pouquinho mais tarde.

O fenômeno vai durar 2 horas e 45 minutos, a partir das 00:07. O pico máximo será à 1h29 da madrugada e o fim está previsto para as 02:52, horário de Brasília.

Além do Brasil, o eclipse lunar penumbral também será visível de grande parte da África, Europa e América do Norte, por toda a América Central e do Sul e Antártica.

Fenômeno natural

Um eclipse lunar penumbral ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados imperfeitamente. Quando isso acontece, a Terra impede que parte da luz do Sol alcance diretamente a superfície da Lua e cobre toda ou parte da Lua com a parte externa de sua sombra, também conhecida como penumbra.

Como a penumbra é muito mais fraca que o núcleo escuro da sombra da Terra, a umbra, um eclipse penumbral da Lua é muitas vezes difícil de distinguir da Lua Cheia normal.

Um eclipse lunar penumbral ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados imperfeitamente, fazendo com que a Terra impeça que parte da luz do Sol alcance diretamente a superfície da Lua

Se o tempo estiver fechado e não der para ver a eclipse de casa, dá para assistir ao fenômeno por transmissão ao vivo, clicando neste link.

(Fonte: SóNotíciaBoa / Imagem: Reprodução)


Leia mais DestaqueGeralNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/02/eclipse-lunar-penumbral-podera-ser-visto-do-brasil-neste-domingo-5/

Apoio