Catálogo online permitirá acesso à história de JundiaÃ
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) está trabalhando em um sistema de catálogo online de acervo, que futuramente, ficará disponÃvel para consulta aberta e gratuita. Em fase de testes de inserção de material e de acesso, o catálogo está hospedado na plataforma SISMU, a mesma utilizada por diversos museus e fundações, como o Museu de Arte Brasileira.
A primeira etapa de inserções, já em andamento, e contará com os acervos do Departamento de Museus, incluindo, de forma progressiva, os mais de três mil itens do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, e outros quase 700 itens da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes. Uma etapa futura deverá incluir ainda o acervo do Arquivo Histórico (antigo Centro de Memória de JundiaÃ) e o acervo ferroviário sob a guarda da UGC.
No sistema, os interessados poderão consultar obras expostas no momento ou do acervo permanente, como quadros, esculturas, livros, ferramentas, mapas, móveis e documentos. Cada item será vinculado a uma etiqueta temática, que permitirá buscas online para consulta.
O gestor da Cultura, Marcelo Peroni, explica que esta etapa de inserção do acervo na plataforma, teste e lançamento de sistema sucede etapas trabalhosas. “Jundiaà tem um triste histórico de catalogações de acervos que acabaram se perdendo. A ideia, com este trabalho, é que o processo não mais retroceda e seu acesso seja democrático”, afirmou o gestor.
(Fonte/Foto: Prefeitura de JundiaÃ)