Comércio de Jundiaà volta a fechar a partir de segunda (6)
O gestor da Casa Civil de JundiaÃ, Gustavo Maryssael, confirmou à edição desta tarde do Boletim TVTEC a volta de Jundiaà à fase vermelha da pandemia, por determinação do governo do Estado de são Paulo, como todas as cidades do Aglomerado Urbano. O comércio volta a fechar a partir de segunda-feira (6), quando passam a funcionar apenas os serviços essenciais.
No Comitê de Enfrentamento ao CoronavÃrus, o gestor disse que o municÃpio recebeu a notÃcia considerando que a pandemia é algo sistêmico. “Não foi só JundiaÃ, outros 41 municÃpios foram alcançados por essa medida, esse retrocesso”, disse. “Se fossem considerados apenas os dados de JundiaÃ, a cidade poderia ficar na fase laranja”, completou.
Segundo ele, serão retomadas as restrições da fase, e Jundiaà vai seguir a orientação do Plano São Paulo. “Na verdade, a partir de segunda-feira, dia 6 de julho, voltamos à fase vermelha. Somente os serviços essenciais podem permanecer de portas abertas – farmácias, supermercados, clÃnicas, veterinários, serviços de saúde, serviços de limpeza… as atividades já listadas como essenciais”, explicou.
As restrições, avalia o gestor, afetarão mais o comércio. Mas continuam liberados os serviços de entrega (delivery) e os sistemas de drive-thru. “São serviços permitidos pelo regramento do estado. A fiscalização será feita pelo municÃpio, em conjunto com a Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária”, completou.
O gestor da Casa Civil adiantou que o municÃpio não tem interesse em fechar ou multar estabelecimentos, mas orientar para que a cidade atravesse esse perÃodo difÃcil de forma organizada – sociedade civil, comercial e o poder público.
Confira as mudanças que entram em vigor na próxima segunda-feira (06):