Compositor italiano Ennio Morricone morre aos 91 anos
Ennio Morricone, maestro e compositor de trilhas sonoras que marcaram a história do cinema, morreu aos 91 anos, hoje (6), na Itália. Segundo a agência Reuters, o artista estava internado há alguns dias em uma clÃnica em Roma após sofrer uma queda e fraturar o fêmur.
Um comunicado divulgado por Giorgio Assuma, advogado e amigo do artista, informa que o maestro italiano morreu “nas primeiras horas de 6 de julho no conforto de sua famÃlia”. De acordo com a nota, Ennio Morricone “permaneceu lúcido e com grande dignidade até o fim” e “se despediu de sua amada esposa Maria”.
Nascido em Roma em 1928, Morricone escreveu partituras para cerca de 400 filmes, mas seu nome estava mais intimamente ligado ao diretor Sergio Leone, com quem trabalhou no agora clássico de faroeste “Era uma vez na América“. Ele compôs a trilha sonora de dezenas de filmes que ajudaram a definir uma era cinematográfica, como “O Bom, o Mau e o Feio“, “Um Punhado de Dólares“, “Cinema Paradiso” e recebeu o Oscar por “Os Oito Odiados“, roteirizado e dirigido por Quentin Tarantino.
Morricone trabalhou em quase todos os gêneros de filmes – do horror à comédia – e algumas de suas melodias são talvez mais famosas do que os filmes para os quais ele as escreveu.
(Fonte: G1/CNN Brasil/Foto: Reuters /Arquivo)