Ciclone extratropical provoca chuvas fortes no RS e em SC
O ciclone extratropical que se organiza desde essa terça-feira (7) entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina já provocou fortes chuvas desde o começo da manhã desta quarta-feira (8).
Por volta das 15 horas o ciclone extratropical ganhou força, com pressão um pouco abaixo de 1000 hPa. Ou seja, quanto mais baixa a pressão do ar, mais forte fica o vento.
As rajadas de vento tendem a aumentar nesta quarta, no litoral e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre. Nas serras gaúcha e catarinense e algumas rajadas podem ser da ordem de 100 km/h.
Este ciclone extratropical não é tão forte como o que se formou na semana passada (o ciclone bomba) e deve começar a se afastar do litoral do Rio Grande do Sul já no fim da tarde. O sistema continuará se afastando para alto-mar na quinta-feira (9), sempre ao largo do litoral gaúcho.
Não vai avançar, entretanto, para o litoral do Sudeste e nem deve passar sobre o litoral de Santa Catarina e do Paraná. O desvio, todavia, não impedirá a ocorrência de ventos bem mais fortes que os de costume.
(Fonte: Climatempo/ Imagem: Climatempo/Roberto Meira)