Cometa mais brilhante em 10 anos passa pela Terra neste mês
O primeiro cometa visÃvel para os humanos neste ano se aproxima da Terra e já ganhou o tÃtulo de mais brilhante dos últimos 10 anos. Descoberto no final de março por um telescópio espacial, possui o nome técnico de C/2020 F3, mas foi apelidado por especialistas como Neowise.
Terceiro cometa a ser descoberto em 2020, Neowise alcançará o ponto mais próximo da Terra no próximo dia 23 de julho, quando estará a 103 milhões de quilômetros de distância, possibilitando ser observado sem a ajuda de telescópios ou binóculos.
Nos paÃses do hemisfério Norte já é possÃvel ver Neowise. O cometa está se deslocando no céu em sentido oeste e sempre aparece em uma parte baixa do céu, próxima à linha do horizonte. No entanto, sua visualização sem o uso de equipamentos não será possÃvel para todos.
Especialistas dizem que na maior parte do Brasil e em outras partes do hemisfério Sul será necessário usar algum tipo de telescópio para observar o cometa. Na região Sudeste e Sul do Brasil, o fenômeno ocorrerá por volta do dia 24 de julho. Em estados brasileiros mais ao Norte, o cometa poderá ser visto alguns dias antes.
(Fonte: Hypeness/ Imagem: Hypatia Alexandria/Flickr)