Cachorros podem reconhecer pessoas ‘não confiáveis’, confirma estudo
Um estudo publicado na revista científica Animal Cognition mostrou que cachorros são capazes de identificar quem não é digno de confiança, com base nas próprias experiências. Para realizar o estudo, a pesquisadora e especialista em relações entre cães e seres humanos, Akiko Takaoka, da Universidade de Kyoto, no Japão, e sua equipe acadêmica, testaram 34 cães durante três rodadas de experimentos.
“Os cães têm inteligência social mais sofisticada do que pensávamos. Essa inteligência social evoluiu seletivamente em sua longa história de vida com os seres humanos”, explica Akiko Takaoka, que também aponta para a necessidade de estudos com espécies de animais ligadas a caninos, como são os lobos. Segundo Akiko, pesquisas dessa natureza poderiam examinar os “efeitos profundos da domesticação” na inteligência social de cães.
Em entrevista à BBC, John Bradshaw, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, comentou o estudo realizado no Japão. Segundo o estudioso, cachorros gostam de situações familiares, com atitudes previsíveis. “Cães sob a tutela de donos inconsistentes em relação a eles costumam apresentar distúrbios comportamentais”, explica.
Bradshaw descreve esses animais como “viciados em informação” e, por isso, a partir de novos estímulos — como um novo pesquisador dando novas ordens —, eles ficam animados e dispostos a acreditar novamente em boas intenções. “Os cachorros são muito sensíveis ao comportamento humano, mas têm menos pré-conceitos”, diz o britânico. “Ele vivem no presente, não refletem o passado de uma maneira abstrata nem planejam o futuro”, completou.
(Fonte/Foto: Hypeness)