Frente fria rompe bloqueio e chove no Sul do paÃs. Só no Sul
Até o fim de julho, duas frentes frias devem impactar o tempo, especialmente na cidade de São Paulo, uma neste domingo (26) e outra na quarta-feira (29). Para JundiaÃ, não há previsão de chuva. No sul, a formação de uma frente fria continental rompeu o bloqueio atmosférico e deve provocar chuva.
Mas estes sistemas não trazem indicativos de recuperação da chuva na Região Metropolitana do estado. Há expectativa apenas de redução da temperatura no domingo e entre a quarta e quinta-feira (30).
No entanto, logo em seguida outro sistema de alta pressão deve atuar e deixar o tempo ensolarado e quente novamente. Com isso, as médias de temperatura mÃnima e máxima devem ficar de 2 a 2,5° C acima da média climatológica.
Até o dia 23 de julho, a cidade de São Paulo registrou apenas 2,2 mm de chuva na estação do Mirante de Santana, pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A média climatológica mensal é de 47,8 mm para o mês de julho e o acumulado até agora é o mais baixo para um julho desde 2017, quando o Ãndice pluviométrico em julho foi de apenas 0,8 mm.
CHUVA NO SUL
Uma frente fria continental que se formou sobre o Uruguai avança sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira (24) e finalmente consegue romper o bloqueio atmosférico que estava impedindo a ocorrência de chuva sobre a Região.
Com a passagem do sistema, a chuva pode ocorrer a qualquer hora, com até moderada intensidade, em todo o centro-sul gaúcho, inclusive em Santa Maria, São Luiz Gonzaga e Bagé. Em Uruguaiana, a chuva já pode começar durante a madrugada e deve ocorrer de forma mais persistente.
(Fonte: Climatempo. Imagem:Climatemo/Dolores Klassen/Colônia Nova-RS)