Semana do Aleitamento Materno tem saldo positivo no Hospital Universitário de Jundiaí
Neste ano, a Semana Mundial de Aleitamento Materno, sob o lema Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável, se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo. O tema está ligado as campanhas em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
No Hospital Universitário de Jundiaí a data será lembrada de maneira diferente neste ano, devido a pandemia. Além de uma amostra das colaboradoras amamentando e suas vivências com o ato, que fica em exposição até o dia 7 de agosto, o Banco de Leite Humano (BLH), a partir de 3 de agosto, deve lançar um vídeo por dia sobre a SMAM, trazendo explicações de como amamentar com COVID, doar leite, funcionamento do BLH, entre outros assuntos.
Mesmo com o COVID-19, o Banco de Leite vem passando por uma fase muito boa. Como as mães estão em casa em isolamento, as doações aumentaram. Hoje são 85 doadoras que geram 99 litros por mês. “Este ano está sendo atípico. Todos os bancos se prepararam para uma queda drástica na doação. No início houve essa queda em nossa instituição, mas logo depois as coisas mudaram. Isso repercutiu ao nosso favor e houve o aumento das doações”, explica a nutricionista e coordenadora do BLH, Marcela Bionti.
Toda mulher que está amamentando e tem leite em excesso é uma possível doadora. Para doar, basta ser saudável e não estar fazendo uso de nenhum medicamento que interfira na qualidade do leite materno. A equipe do Banco de Leite retira o leite na casa da doadora, desde que resida em Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Itatiba, Louveira, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.
As doadoras recebem todos os acessórios básicos para uma ordenha sem contaminação. “É oferecido máscara, gorro, frascos esterilizados e todas as orientações de higiene, e tudo isso interfere na qualidade do nosso leite”, esclarece a coordenadora. As interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite, que fará uma breve entrevista e, estando apta para ser doadora, as profissionais vão até a residência e ensinam como fazer a ordenha e armazenamento. O telefone do Banco de Leite é 0800-178155.
O Hospital Universitário também possui em sua estrutura uma sala de ordenha, espaço destinado para que as mães que voltam de suas licenças possam retirar o leite materno durante a jornada de trabalho, a fim de oferecê-lo à criança em outro momento ou até mesmo para doação ao Banco de Leite Humano.
(Fonte/Imagem: Assessoria de Imprensa – HU)