Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Adolfo Lutz leva 12 dias para liberar resultados de testes

Publicada em 31/07/2020 às 14:54

O Instituto Adolfo Lutz (IAL) responsável por processar exames RT-PCR dos municípios de toda a população não hospitalizada demora 12 dias para a liberação dos resultados. Jundiaí aguarda o retorno de 805 exames de pessoas indicadas para o isolamento domiciliar. O atraso no processamento e na liberação dos resultados pelo órgão do Governo do Estado atrapalha o avanço no combate à pandemia em Jundiaí para os casos leves.

Exames realizados em laboratório conveniado do Hospital São Vicente tem prazo de retorno de 48 horas

De acordo a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), o retorno demorado por parte do Estado prejudica o trabalho de monitoramento desenvolvido pela cidade, uma vez que o munícipe que passa pelo atendimento em uma Unidade Sentinela (US) ou Pronto Atendimento (PA) e é classificado como leve com indicação para a realização do exame, recebe atestado médico para si e para a família e deve permanecer em isolamento por 14 dias. Passado o período de isolamento, muitos ainda não sabem o que tiveram. Outro prejuízo é em termos epidemiológicos, já que os números da cidade ficam comprometidos, havendo muitos casos suspeitos que serão ‘positivados’ depois do período.

Para que Jundiaí avance para uma nova fase de testagem da população, com o monitoramento dos comunicantes do caso positivo, é necessário que os resultados sejam rapidamente disponibilizados. “O RT-PCR tem por objetivo identificar o vírus Sars-CoV-2 ativo no organismo, portanto, deve ser realizado entre o terceiro ao oitavo dia de sintomas. Se atrasa o resultado do paciente, o monitoramento aos comunicantes fica comprometido, já que seriam colhidos pós período de atividade do organismo, reduzindo a sensibilidade para o diagnóstico”, explica a UGPS.

Já os exames realizados em pessoas internadas em leitos públicos com suspeitas de COVID-19 e os óbitos ocorridos na cidade têm os testes processados a partir do município, pelo laboratório AFIP, contratado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), com resultados sendo recebidos em 48 horas.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/ Imagem: Pexels)


Leia mais DestaqueNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/31/adolfo-lutz-leva-12-dias-para-liberar-resultados-de-testes/

Apoio