Austin Rating eleva nota de longo prazo de Jundiaà a brAA na pandemia
Durante a pandemia do CoronavÃrus, o municÃpÃo de Jundiaà teve seu rating de longo prazo, em escala nacional, elevado para brAA (duplo AA) pelo Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating. A nota anterior era de brAA-.
Pelo lado dos fatores qualitativos, foram analisados os aspectos econômicos, sociais e o ambiente polÃtico que condicionam o desempenho do municÃpio no médio e longo prazos, como valor adicionado da produção, educação, saúde, entre outros. Pelo lado quantitativo, o foco foi nos indicadores fiscais, que determinam o nÃvel de solvência no curto e médio prazo como os resultados orçamentários, primários, indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a gestão dos passivos contingenciais.
A elevação do rating fundamentou-se na forte capacidade da cidade em honrar seus compromissos fiscais e financeiros. Observou principalmente seu baixo nÃvel de endividamento e na recuperação da geração de recorrentes superávits orçamentários e primários, importante participação na composição da economia do Estado (1,94% no PIB de 2017), ocupando a 7ª posição no ranking estadual e 17ª colocação no ranking nacional, e vigoroso avanço no indicador de autonomia financeira.
Austin Rating
A Austin Rating é uma agência classificadora de risco de crédito de origem brasileira. Foi a primeira empresa nacional a conceder ratings no Brasil. Além do pioneirismo na classificação de risco de crédito, a empresa se caracteriza pelo desenvolvimento de metodologia própria, a qual adapta padrões internacionais ao mercado financeiro nacional e suas particularidades.
(Fonte: Acionista/Foto: Reprodução)