Cidades: cursos em unidades móveis são aprovados por alunos
Os cursos oferecidos em unidades móveis pela Prefeitura de Jundiaí através do Fundo Social de Solidariedade com o Centro Paula Souza (CPS), Programa Via Rápida e ETEC Benedito Storani, permitiram aprendizado de qualidade em um ambiente de ensino sobre rodas e têm gerado aprovação dos alunos. “Não são todas as cidades que possuem infraestrutura completa para receber um curso de qualificação. Assim, criamos as carretas com o objetivo de gerar mobilidade e facilitar o acesso das capacitações aos municípios interessados”, explicou a professora especialista das unidades móveis do CPS, Marina Gimenez.
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, pelo segundo ano consecutivo, o município recebeu as salas de aula itinerantes para fortalecer os serviços já oferecidos à população. “A Prefeitura de Jundiaí e o Centro Paula Souza possuem uma parceria que rende bons frutos quando o assunto é a qualificação profissional, com aulas ministradas na sede do Fundo Social. Em 2017, tivemos cursos em diversas áreas e, neste ano, a união segue firme. Com relação às carretas, a proposta foi oferecer mais chances de qualificação e novas vagas”, afirmou.
Cristina Schneider, de 64 anos, conquistou uma destas oportunidades. Matriculou-se no curso de Salgadeiro e ficou encantada com a possibilidade de deixar o trabalho de diarista para empreender. Os ensinamentos foram acompanhados dentro da carreta de “Produção Alimentícia”, cuja área interna é de, aproximadamente, 83 metros quadrados. A sala de aula tem instalações de uma cozinha, com forno, fogão, micro-ondas, batedeiras e balança, simulando um ambiente para produção de pães, doces e salgados. “Aprendi a modelar o quibe logo nas primeiras aulas, tarefa que tinha muita dificuldade em realizar. Depois dos salgados fritos, aprendemos a fabricar produtos assados. Aqui, tem tudo o que precisamos utilizar para trabalhar na fabricação”, disse. Além deste, a carreta também recebe os módulos de Confeiteiro e Panificação, sempre com foco na produção de acordo com as normas de segurança e higiene no trabalho.
Para o veículo de “Hospitalidade” o professor de Bartender e Garçom, Gustavo Silva, a unidade móvel disponibiliza todos os utensílios necessários para o aprendizado dos profissionais, como coqueteleiras e talheres. “Eles chegam aqui e aprendem desde a teoria até as principais técnicas de como preparar, higienizar e servir”, contou. Há, ainda, um espaço voltado para o curso de Camareira, que simula um hotel, com quarto, banheiro e móveis.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)