Trabalhador poderá contestar via Dataprev negativa do auxílio emergencial
Os trabalhadores que se inscreveram para receber o auxílio emergencial do governo federal, mas tiveram o benefício negado, passam a ter mais um canal para contestação do resultado. Agora, é possível pedir a reconsideração também por meio do site da Dataprev. Até então, essa reclamação era feita apenas pelos canais da Caixa Econômica Federal (site e aplicativo Caixa/Auxílio Emergencial).
A Dataprev é a empresa de processamento de dados do governo responsável por analisar os dados dos trabalhadores, a fim de confirmar se fazem ou não jus ao auxílio. Um vez reconhecido o direito, o pagamento é liberado para a Caixa Econômica Federal.
Além de analisar as contestações que agora serão feitas em seu site, a Dataprev continuará a processar as reclamações apresentadas pelos canais da Caixa (site e aplicativo).
A contestação também pode ser feita na Defensoria Pública da União (DPU), de forma extrajudicial, ou seja, sem a necessidade de entrar com ação na Justiça. A recomendação é que o cidadão busque informações sobre a unidade da DPU em seu município pelo site www.dpu.def.br/contatos.
Além disso, a alternativa para as cidades que não contam com a DPU é a Justiça Federal, ou seja, que o cidadão ajuíze direta e gratuitamente seu processo.
Como fazer a contestação
Ao entrar site da Dataprev, o cidadão pode fazer a consulta à situação do auxílio. Para isso, é preciso informar o número do CPF, o nome completo e o nome da mãe, além da data de nascimento, selecionando a opção “Não sou robô”.
Na tela onde aparece o resultado do processamento, o trabalhador pode selecionar o botão “Contestar análise”, que aparece abaixo. A resposta após o reprocessamento será informada por meio das plataformas digitais da Caixa (site ou aplicativo) e pelo site da Dataprev.
(Fonte: O Globo/Imagem: UOL)