Mata Ciliar de Jundiaà recebe filhote de veado resgatado sem a mãe
Um filhote de veado-catingueiro foi encontrado sem a mãe e resgatado pela Policia Ambiental de Pirassununga. O filhote foi trazido para a Mata Ciliar de JundiaÃ, onde será cuidado pela equipe veterinária. “Ele foi encontrado sem a mãe, não sabemos o que aconteceu. Está sendo alimentado corretamente e está em um ambiente com a temperatura correta”, disse a veterinária Débora de Abreu.
O veado-catingueiro pode ser uma vÃtima indireta das queimadas na região, segundo o coordenador de comunicação da Mata Ciliar, Samuel Nunes. “Na região em que ele veio há muitos focos de queimadas e os animais acabam se perdendo da mãe tentando fugir do fogo. O número de filhotes nessa situação sempre aumenta nesse perÃodo de estiagem”, explicou.
Além disso, Samuel explicou que o animal precisou ser deslocado cerca de 200 quilômetros para receber atendimento, e que a viagem longa não faz bem para o animal. “Isso é muito ruim para o animal, principalmente se ele estiver machucado e precisar de atendimento emergencial. Aqui em Jundiaà nós recebemos animais de mais de 90 municÃpios do estado de São Paulo. Por isso é importante orientar para a preservação desses animais”.
(Fonte/Imagem: G1)