Esportes: atleta do Peama se classifica para Jogos Paralímpicos de Inverno
O atleta do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Cristian Ribera se classificou para os Jogos Paralímpicos de Inverno, que acontecerão em março, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, na modalidade Ski Cross Country. O adolescente ressaltou a importância do esporte como ferramenta de inclusão de profissionalização, em visita, realizada na última quinta-feira (15), ao prefeito Luiz Fernando Machado.
“Os atletas que são de países com neve, ficam assustados com os nossos resultados. Eles perguntam: no Brasil não tem neve, como é que vocês treinam? Minha intenção é seguir carreira como profissional do esporte. São oportunidades importantes, que começaram com a minha inclusão no Peama, ainda criança”, conta o atleta, que conheceu a modalidade numa vivência esportiva oferecida pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), aos assistidos do Peama. A conquista da vaga aconteceu na Finlândia, após três etapas da World Cup de Ski Crosss Country.
“É muito gratificante acompanhar o sucesso dos nossos atletas que iniciaram no Peama e hoje representam o Brasil numa modalidade pouco conhecida. É o estímulo que o esporte proporciona às pessoas, com a valorização e inclusão de todos”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado, que fez questão de saber detalhes sobre a competição além de conferir os vídeos do atleta na Europa.
Para o gestor da UGEL, Luiz Trientini, a inclusão da sociedade à prática esportiva vai além de apenas competições. “Poucas cidades têm o trabalho consolidado que o Peama oferece para Jundiaí, sendo uma referência até para confederações. É o resultado de muito trabalho e dedicação para a valorização das pessoas”, analisa.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)