Empresa cria máscara transparente que facilita leitura labial
Um dos problemas decorrentes do uso constante de máscaras no contexto da atual pandemia está na comunicação: além de ser difÃcil de reconhecer as pessoas com metade do rosto coberto, é especialmente mais complicado de se compreender o que alguém está falando sem poder observar os lábios. No mesmo sentido, sorrisos e outras formas mais discretas de expressão se perdem por completo escondidas sob as máscaras.
Como deixar de usá-las está fora de cogitação, já que a Covid-19 segue contagiosa e perigosa por todo o mundo, a empresa ClearMask resolveu tal situação com seu novo lançamento: uma máscara transparente, que permite expressões faciais e movimentos labiais voltem a fazer parte de nossa comunicação.
Aprovada tanto para o uso cotidiano quanto médico, a ClearMask é, segundo divulgação, a primeira máscara totalmente transparente aprovada pela FDA (espécie de Anvisa dos EUA) para uso médico e cirúrgico e, por isso, recomendada para hospitais, clÃnicas, escolas e outros estabelecimentos. Além disso, trata-se de máscara que oferece conforto, boa capacidade de respiração e que não embaça. O preço, no entanto, não é barato: no site, um pacote com 24 exemplares custa 67 dólares – equivalente a mais de 355 reais.
A novidade porém, possui função importante: a ideia é combater erros de relatos e comunicações em contextos médicos sem que seja preciso retirar a máscara e se expor a possÃvel contágio. Além disso, a transparência ajuda em muito a comunicação de pessoas com deficiência ou dificuldade auditiva – além de permitir o calor, a alegria e até mesmo a cura de algo profundamente importante para a existência humana: o sorriso.
(Fonte/ Imagem: Hypeness)