Testes de Covid e monitoramento marcam sábado em Jundiaí
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde realizou, no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco) na Vila Marlene, neste sábado (28) ação de combate à pandemia do Coronavírus.
O local desde agosto tornou-se o Centro de Testagem de Covid-19. Qualquer pessoa, munida de documento de identificação, pode realizar o teste rápido para detecção da Covid-19, por meio do IGG (que aponta se a pessoa já foi infectada recentemente). O resultado saia em 15 minutos.
A ação já foi realizada também nos bairros do Jardim Novo Horizonte, São Camilo, Jardim do Lago, Tamoio, Vila Alvorada, Morada das Vinhas, Vila Maringá e neste sábado, na Vila Marlene, áreas que mais têm registrado casos de Covid.
“A ação dá a população a possibilidade de fazer exames rápidos e, assim, podemos acompanhar a incidência de casos nestas regiões”, destacou Filipe Risso Firmino, apoiador da Atenção Básica de Saúde, lembrando que tais testes rápidos são aplicados apenas em pessoas assintomáticas.
Monitoramento telefônico
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, com apoio da Cijun e da TVTEC, também reforçou o monitoramento telefônico realizado desde o final de outubro nas dependências do Complexo Argos, com a finalidade de acompanhar a evolução dos casos positivos e suspeitos registrados nas Unidades Básicas de Saúde.
O médico Raphael Cruz Seabra Prudente, coordenador da Central, avalia que deste modo é mais fácil para a Prefeitura centralizar as informações para acompanhamento dos pacientes num único local e para seguir mapeando a cidade com ainda mais clareza. (Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)