Tecnologia: sistema bloqueador de celular pirata vem ao Brasil
O Sistema que bloqueia celulares piratas começa a operar no Brasil a partir desta quinta-feira (22). A primeira etapa acontecerá no Distrito Federal e em Goiás, mas a previsão é de todo o sistema funcione no Brasil em 2019.
Inicialmente, os donos de celulares piratas receberão um aviso do problema, mas o bloqueio dos aparelhos só ocorre dentro de 75 dias, em 9 de maio. Para as demais regiões do paÃs, o sistema passará a funcionar entre os meses de dezembro de 2018 e março de 2019.
Todavia, apenas serão bloqueados celulares novos, ou seja, aqueles que entrarem na rede das operadoras a partir do inÃcio do envio das notificações naquela localidade. No caso de DF e Goiás, o bloqueio só atingirá aqueles que forem registrados a partir de 22 de fevereiro. Em São Paulo, a partir de 23 de setembro. No Rio, a partir de 7 de janeiro de 2019.
Além de celulares, também poderão ser alvo do bloqueio outros aparelhos conectados que usem chip e acessem a rede de dados das operadoras, como tablets e máquinas de cartão de crédito, mas que não sejam certificados pela Anatel. Os celulares considerados “piratas” caracterizam-se por aparelhos que não foram certificados pela Anatel ou tenham um IMEI (International Mobile Equipment Indentity) adulterado. O IMEI funciona como o número de identificação do aparelho. Celulares piratas não seguem normas de qualidade e segurança, segundo a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel).
(Fonte: Portal G1)