Prefeitos da AUJ discutem adequação de leitos e outras medidas
O prefeito reeleito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recebeu na manhã deste sábado (5), no Paço Municipal, os chefes do Poder Executivo – atuais e eleitos em 15 de novembro – das outras seis cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) para reunião de avaliação dos efeitos da pandemia do Coronavírus na região. Também foram convidados para o encontro os secretários de saúde dos municípios da AUJ.
Todos os participantes integram o Gabinete Integrado Regional de Transição, que visa alinhar e discutir providências em benefício de toda a população da Aglomeração, estimada em mais de 850 mil pessoas.
Entre os principais temas abordados, estão a adequação do número de leitos COVID, tanto para enfermaria quanto para UTI, no Hospital São Vicente de Paulo, e a intensificação das ações de combate a eventos clandestinos que geram aglomerações. Estas podem aumentar a taxa de contágio da doença nas cidades, impactando diretamente no serviço público de saúde.
O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, apresentou os dados pandemia e as medidas em andamento. Segundo os números, em novembro, 25% dos infectados têm idade entre 15 e 29 anos, contra 13% da mesma faixa etária em maio. “Este crescimento acelerado nos preocupa. Jovens e adultos vêm se encontrando em baladas, festas e eventos e depois voltam para casa, podendo contaminar seus familiares, incluindo os mais idosos, o que pode gerar uma sobrecarga no sistema de saúde da Região”, destacou Tiago. “Vamos intensificar os testes de COVID na população, as ações preventivas e educativas e a fiscalização onde podem ser organizados eventos que geram aglomeração. Isso tem que ser feito por todas as cidades, o que trará resultados mais efetivos a todo a AUJ”, continuou o gestor.
“Estamos consolidando com os prefeitos, atuais e eleitos, as estratégias conjuntas de prevenção e combate ao Novo Coronavírus. Jundiaí é cidade referência no atendimento hospitalar, por isso precisamos atuar em sintonia com as demais cidades para garantir a assistência à saúde a todos que necessitarem”, afirmou Luiz Fernando. “A responsabilidade no controle da pandemia é conjunta: poder público, setor produtivo e população. Foi essa noção que nos permitiu um bom desempenho no enfrentamento à pandemia até este momento”, disse.
A sociedade pode colaborar nesta tarefa de reduzir a curva da doença, denunciando a ocorrência de eventos clandestinos pelos telefones 156 (Disk Coronavírus), 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar).
O prefeito ainda reafirmou que as atividades comerciais que seguem as regras do Plano SP de Flexibilização, do Governo do Estado (higiene, distanciamento e horário menor de funcionamento), serão preservadas. “Elas não podem ser punidas de forma alguma. Vamos estar atentos e atuar contra quem promove aglomerações. Temos que manter integração absoluta com as cidades da Região e vamos tomar as providências para que o Hospital Regional nos ajude. Desta forma, o Hospital São Vicente poderá atender mais casos de COVID, sejam em leitos de enfermaria ou de terapia intensiva”, completou o prefeito de Jundiaí.
Dos prefeitos com mandato em vigor, compareceram à reunião Eliane Lorencini Camargo (Jarinu), Juvenal Rossi (Várzea Paulista) e Marcão Marchi (reeleito em Itupeva). Dos eleitos no último dia 15 para governar suas cidades de 2021 a 2024, marcaram presença Mangini (Cabreúva), Débora Prado (Jarinu), Estanislau Steck (Louveira) e Professor Rodolfo (Várzea Paulista). Logo depois da reunião, aconteceu uma coletiva de imprensa virtual.
Decreto
Na próxima semana, a Prefeitura de Jundiaí vai publicar um decreto municipal detalhando as regras a serem aplicadas na cidade em sintonia com a fase amarela do Plano SP. O decreto vai contemplar a manutenção das atividades econômicas, de serviços, comércios e de entretenimento, respeitando a capacidade de público e o período de funcionamento previstos na fase amarela do Plano SP.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)