Eclipse Solar de dezembro será visÃvel em três regiões do Brasil
O último eclipse solar de 2020 será visÃvel em três regiões do Brasil: no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No dia 14 de dezembro, por quase três horas, a maior estrela do nosso sistema será ofuscada pela Lua e sua ocultação deve ultrapassar os 60%. O fenômeno será exclusivamente para os habitantes da América do Sul, com a sombra da Lua cobrindo completamente o Sol para os que estiverem em determinadas cidades do Chile e da Argentina.
Em São Paulo, por exemplo, o Sol ficará parcialmente escondido, com a Lua cobrindo quase metade do disco solar. Para os habitantes da metrópole paulistana, o evento começará à s 12h45 (horário de BrasÃlia), com o máximo de escurecimento do Sol ocorrendo à s 14h04, e encerra à s 15h16. Mais para o Sul, em Porto Alegre (RS), o máximo será um pouco antes, à s 13h50.
Mais ao norte, em Salvador (BA), o ponto máximo de eclipse será à s 14h30, mas apenas uma pequena parte do disco solar será coberto pela Lua. Em BrasÃlia (DF), o evento também não será muito visÃvel, mas poderá ser observado um pedacinho do Sol encoberto pela sombra lunar à s 14h03. Em Cuiabá (MT), também haverá pouco eclipse, mas o ponto máximo será à s 12h32.
Cometas
Além de eclipse, no dia 13 e em parte do dia 14 de dezembro, a Terra vai passar por uma região do espaço repleta de rastros deixados por cometas, algo que acontece anualmente. Por conta disso, quem estiver em algumas regiões do globo terrestre com baixa intensidade luminosa poderá observar até 150 estrelas cadentes por hora. Essa chuva de meteoros é conhecida como GeminÃdeos.
Aqueles que tiverem a intenção de acompanhar têm um motivo a mais para se alegrar: a Lua Nova vai dar uma ajuda para deixar o céu menos iluminado do que se o satélite estivesse em sua fase cheia, por exemplo.
(Fonte/Imagem: Hypeness/Canal Tech)