Governo lança plano nacional de vacinação contra a Covid-19
O governo federal lançou oficialmente nesta quarta-feira (16), em cerimônia no Palácio do Planalto, o plano nacional de vacinação contra a Covid-19.
O documento prevê a vacinação primeiro de grupos considerados prioritários, por estarem mais expostos ao CoronavÃrus ou serem mais vulneráveis à doença. Segundo o governo, 51 milhões de pessoas serão vacinadas nessa etapa, o que vai exigir 108, 3 milhões de doses. Cada pessoa toma duas doses, e há uma perda de 5% de vacina decorrente dos processos de transporte e aplicação.
Ainda de acordo com o governo, a vacinação no Brasil deve ser concluÃda em 16 meses – quatro meses para vacinar todos os grupos prioritários e, em seguida, 12 meses para imunizar a “população em geral”.
A vacinação ainda não tem uma data para começar. O governo afirma que é preciso esperar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o registro de vacinas e que pretende comprar todas as vacinas aprovadas. Até agora, nenhum pedido de registro chegou à Anvisa.
Foi divulgado na mesma ocasião que deve começar nesta quarta (16) uma campanha de comunicação dividida em duas etapas. A primeira é voltada a “transmitir segurança à população” em relação à eficácia das vacinas que o Brasil vier a utilizar. A segunda etapa será o momento de chamar as pessoas para receber as doses.
(Fonte: G1. Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil)