Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: abastecimento de remédios em Jundiaí chega a 97,6%

Publicada em 28/02/2018 às 09:42

Na rede de saúde de Jundiaí, o abastecimento de remédios chega a 97,6% dos 296 medicamentos constantes na Relação de Municipal de Medicamentos (Remume). Assim, todo o sistema assegura o tratamento de mais de 200 mil pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em 2017, houve aumento de 5,7% na oferta de remédios em relação ao ano de 2016.

Mesmo com dificuldades, a oferta de remédios aumentou em mais de 5% em 2017

O gestor da UGPS, Tiago Texera,  expressa a obtenção dos bons resultado. “São mais de 200 mil pessoas que estão recebendo seu medicamento e realizando o tratamento de forma correta. No ano passado foram dispensados 101.362.920 unidades farmacêuticas, que são frascos, comprimidos ou tubos de tomada. Mesmo com as dificuldades enfrentadas em 2017, ampliamos a oferta em 5,7%, além de acrescentarmos um novo medicamento à lista Remume, o Dipropionato de Beclometasona 200 mcg, usado para tratamento de asma. E a inclusão no ano passado, já objetiva o atendimento da população para o período do inverno que está por vir. O período é importante para que os médicos tomem conhecimento da oferta e disponibilizem para a população”, detalha.

Coordenadora da Assistência Farmacêutica, Ana Cláudia Jordão Rodrigues, diz que a antecipação das compras com organização da pasta, proporcionam o resultado positivo. “No ano passado, recebemos o estoque com o que havia, sem as previsões de compra ou agendamentos de entregas. Em 2017, 73 medicamentos estavam em falta e precisavam ser rateados entre as UBSs outros 16 estavam com estoque zerado. Com o trabalho desenvolvido pela gestão, conseguimos equacionar os problemas. Apenas seis medicamentos estão sendo rateados entre as UBSs, sendo que, cinco deles por falta de substância para a produção na indústria. Todos estão comprados”, detalha.

Os pacientes, como o Manoel Ferreira, 47 anos, que tem hipertensão, e a mulher, que faz o controle dos hormônios da tireoide, são beneficiados. “No início do ano passado houve atraso na entrega de alguns medicamentos. Mas desde o ano passado, não há o que reclamar. Não tem falta de nada. É rápido. Basta comparecer à UBS com a receita prescrita com o nome da substância do  medicamento, e pronto”, conta.

(Fonte Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/28/saude-na-rede-de-saude-abastecimento-de-remedios-chega-a-976/

Apoio