Brasil registra a maior média móvel de casos pelo 2º dia consecutivo
Mesmo sem os dados de São Paulo e Goiás, o Brasil registrou a maior média móvel de casos confirmados de Covid-19 pelo segundo dia consecutivo, desde o inÃcio da pandemia: foram 47.909 diagnósticos diários, em média, nos últimos 7 dias, segundo dados das secretarias estaduais de Saúde consolidados pelo consórcio de veÃculos de imprensa até as 20h deste domingo (20). No sábado (19), o paÃs havia alcançado a média móvel de 47.439 casos da doença.
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.237.350 brasileiros já tiveram ou têm o CoronavÃrus, com 24.680 desses confirmados no último dia. A média móvel variou +15% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.
O paÃs registrou 408 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 186.773 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 765. A variação foi de +27% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença. O DF e 15 estados apresentaram alta na média móvel de mortes: PR, RS, SC, ES, MG, RJ, MS, MT, AM, PA, RO, AL, PB, RN e SE.
Os dados do consórcio deste domingo não contemplam o número de mortes e os casos de Covid-19 registrados nas últimas 24 horas nos estados de São Paulo e em Goiás. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de SP, as informações não foram divulgadas pelo governo paulista, devido a uma nova falha em sistema do Ministério da Saúde em que os municÃpios inserem as informações
Já a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informou que busca automaticamente por novos dados relacionados à Covid-19 por meio de um serviço web (API) disponibilizado pelo DATASUS, e “que quando não há retorno de novos dados, o painel da Secretaria não é atualizado”.
(Fonte: G1 / Imagem: Exame)