Cidades: parceiros do “Criança Feliz” visitam Jundiaí
A comitiva da Fundação holandesa Bernard Van Leer visitou Jundiaí na última terça-feira (27) com interesse de seguir o programa do governo federal “Criança Feliz” que visa acompanhar através de visitas domiciliares o desenvolvimento infantil integral de crianças em situação de vulnerabilidade social nos primeiros anos de vida.
Steven Kaempfer, conselheiro da Fundação, expõe os motivos da escolha da visita em Jundiaí. “Nossa Fundação é especializada em desenvolvimento infantil e trabalhamos com o governo federal neste programa, que é um dos mais visionários do mundo. Por isso, Jundiaí foi a escolhida para a visita, por ser um indicativo do programa no Brasil. Queremos esta troca de experiências, saber como vai a prática e quais os obstáculos, pensando já em seu futuro e na melhor forma de trabalhar conjuntamente.”
O prefeito, Luiz Fernando Machado também explanou pontos do Município aos visitantes. “Graças aos seus moradores, Jundiaí é uma cidade pujante e oferece boa qualidade de vida. Resta, entretanto, potencializar alguns aspectos da questão social e, para isso, nos alegra o interesse da fundação. O que fazemos nesta etapa da infância tem reflexos na vida toda do indivíduo”. Ainda, disse a respeito das ações que a prefeitura tem feito para buscar uma educação de excelência através do “Escola Inovadora”.
A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social avalia a visita de forma positiva. “Através do Criança Feliz descortinamos uma série de problemas e enxergamos os invisíveis, e devemos o sucesso disso aos visitadores. Por causa da intersetorialidade, deixamos de lado as unilateralidades e colocamos em prática a construção de uma verdadeira política pública que preza pelo qualitativo”.
Para as famílias, a ação também é importante. No bairro Jardim São Camilo, a visita foi à casa de Kelly Melo, que aguardava acompanhada do filho Lucas, de sete meses. “O acompanhamento da equipe faz toda diferença no desenvolvimento do Lucas. Falamos sobre a importância do vínculo do meu filho comigo. E ele aguarda ansiosamente a vinda delas e, por isso, indico o programa Criança Feliz para minhas conhecidas”, diz.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)