Jundiaiense escala sozinho maior vulcão da América do Norte
O alto do vulcão Orizaba foi conquistado pela primeira vez por um jundiaiense no último sábado (19). O alpinista André Perlatti escalou no estilo alpino solo, quando o atleta realiza o feito de maneira individual, o maior vulcão da América do Norte e a maior montanha do México com 5.610m de altitude, localizado a 245km da Cidade do México, na cordilheira Eje Vulcánico Transversal.
Apaixonado por montanhas, André se dedica ao esporte desde 2001 e o Orizaba não foi sua primeira experiência internacional. O atleta tem o projeto de escalar os sete maiores cumes e os sete maiores vulcões do mundo, sendo um de cada continente. Já conquistou os vulcões Elbrus, na Rússia, Kilimanjaro, na Tanzânia e Damavand, no Irã, além da tentativa do Ojos del Salado, entre Argentina e Chile, não finalizada devido a neve estar com mais de 1 metro de altura faltando apenas 300 metros para chegar no topo.
“Atingir cumes vai muito além de apenas uma conquista. As longas caminhadas diárias ajudam a me conectar com a natureza e, principalmente, comigo mesmo”, relata o alpinista, que enfrentou temperaturas de -10 graus Celsius em sua última façanha.
A dedicação de André é diária. Musculação, 24km de corrida semanal e escalada indoor estão entre as atividades mais frequentes, mas a preparação principal ocorre por sua própria rotina profissional como guia de montanha. Entre seus próximos objetivos estão escalar o monte Everest, localizado no Nepal, e o vulcão Sidley, na Antártida.
(Imagens: Arquivo pessoal)