Solar do Barão em Jundiaí: palco de lendas urbanas
Você sabia que o Museu Histórico e Cultural Solar do Barão em Jundiaí, além de ser um lugar cheio de histórias, é um local também com fama de assombrado?
É o que conta a youtuber Juliana Valente, do canal “Terror com Tudo”. Segundo ela, o local é cheio de lendas urbanas. “Muitos dizem que o lugar tem uma energia estranha. Dizem que se você tá andando por ali, você sente que tem alguém te seguindo ou sendo observado”, comenta a youtuber em seu canal.
O canal “Terror com Tudo” de Juliana conta lendas e casos de vários lugares no Brasil com famas de assombrados. Com relação ao Solar do Barão, a youtuber diz que ouviu relatos de pessoas que disseram ter visto um vulto de um homem andando pelo local – o que muitos dizem ser o próprio Barão de Jundiaí. Outros relatos dizem respeito a pontos de luz vistos em diversos pontos do museu.
História do Museu
O museu foi inaugurado no dia 28 de março de 1965, mas sua transferência para o Solar do Barão só ocorreu em maio de 1982. Já o espaço Solar do Barão foi construído em meados de 1960, para servir de residência para a família Queiroz de Telles.
Lendas à parte, o Solar do Barão é um local que vale a pena a visitação. O museu permanece fechado durante a pandemia, mas as visitas podem ser feitas virtualmente pelo link https://cultura.jundiai.sp.gov.br/espacos-culturais/museu-historico-e-cultural-de-jundiai/.
(Texto: TVTEC/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)