Bruno Covas reage bem à drenagem de líquido nos pulmões e pode ter alta nesta terça (27)
O médico oncologista que acompanha o tratamento contra o câncer do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, afirmou nesta segunda-feira (26) que a drenagem de líquidos no pulmão a que ele foi submetido surtiu efeito, e que o político pode ter alta na terça-feira (27).
Na semana passada, Covas apresentou uma piora no quadro de saúde e foi diagnosticado com líquido no abdômen e nas pleuras, tecidos que revestem os pulmões. Drenos foram colocados para a retirada do líquido e uma suplementação nutricional também foi iniciada.
Covas enfrenta um câncer na região da cárdia, localizada na transição entre o estômago e o esôfago, com metástase em outras áreas do corpo. Ele foi internado na última quinta-feira (15) para a realização de exames de controle, que descobriram novos focos de tumores nos ossos e no fígado.

“Felizmente a drenagem do líquido pleural foi super efetiva. O líquido diminuiu bastante e ele vem clinicamente melhorando, o que permite essa programação de alta para os próximos dias. Se der tudo certo, ainda amanhã”, afirmou o médico Tulio Pfiffer nesta segunda.
Segundo os médicos, nesses últimos dias de internação, Bruno Covas continuou trabalhando do hospital e recebeu apenas a visita de pessoas próximas. Caso tenha alta nesta terça, a orientação é que ele mantenha suas atividades pessoais e profissionais, mas sem agendas públicas.
Pfiffer disse ainda que Covas se alimenta via oral, mas seguirá com suplementação alimentar venosa durante a noite. A previsão é a de começar um novo ciclo de quimioterapia e imunoterapia daqui a duas semanas.
O prefeito usou as redes sociais nesta segunda-feira (26) para fazer uma homenagem ao filho Tomás, de 15 anos.
“Enfrentar, combater e vencer. A luta pela vida continua, e com você ao meu lado, a vontade de vencer é gigante. Obrigado por estar sempre aqui, filho. Eu te amo”, afirmou.