Semana do Brincar: suplentes do Comitê das Crianças participam de dinâmica virtual
Como parte da programação da Semana do Brincar deste ano, cerca de 40 crianças suplentes do Comitê das Crianças participaram na tarde desta quinta-feira (27) de uma dinâmica on-line de escuta acerca dos espaços de brincar em suas escolas. Previamente convidadas a enviar desenhos, poesias ou frases acerca do assunto, os participantes puderam comentar sobre os trabalhos entregues e dialogar sobre temáticas diversas como a importância do brincar, as instalações das escolas em que estudam e sobre o tempo que têm disponível para as brincadeiras.
“Dentro do programa Escola Inovadora, seguimos a linha da Pedagogia da Escuta, fundamentada nas pesquisas e abordagem de Reggio Emilia-Itália, considerando as práticas e realidades das escolas de Jundiaí em cada segmento. Entender e aprimorar a ambiência escolar para oferecer educação de boa qualidade para nossos meninos e meninas é primordial”, comenta a gestora de Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques.
A supervisora da UGE Adriana Uemori explica os próximos passos da atividade. “Esta dinâmica é um desdobramento da formação que a pesquisadora convidada, a professora drª. Flávia Martinelli, está realizando junto aos quase 150 professores que integram o Núcleo de Educação Física da UGE, coordenado pelas professoras Luciana Nagashima e Fanny Hadad. A proposta é identificar as visões das crianças sobre a importância dos espaços escolares para as brincadeiras e utilizar esses dados em momentos de formação da rede”.
Valentina Moreira (dez anos) é estudante do Colégio Crescer e participou com um acróstico. “A partir das letras que compõem a palavra ‘brincar’, montei um acróstico na forma de poeminha. Percebi que, por causa da pandemia, muita criança parou de brincar e de ler para só jogar videogame. Eu também jogo, não é esse o problema, mas é necessário dividir bem o tempo”.
Já Julia Casa Grande (nove anos), da Emeb Antônio Loureiro (vila Helena), compartilhou suas impressões em um desenho com música. “Sem música a vida seria muito desanimada, ainda mais na pandemia”.
Alice da Fonseca (nove anos), estudante da Emeb Joaquim Candelário de Freitas (vila Hortolândia) também comentou sobre as expectativas para o parquinho de sua escola após a reforma. “Eu imaginei uma casa na árvore, com bonecas, carrinhos, corda de pular, balanço, lousa para desenhar e um brinquedo para crianças com deficiência física”.
O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, que conduz as reuniões quinzenais do Comitê, reforçou a importância da ação. “Desde que aderimos à Rede Mundial de Cidade das Crianças, que, inclusive, completa 30 anos nesta quinta-feira (27), uma das exigências era escutar as demandas e impressões das crianças e deixar que elas participem das decisões do governo para cidade. Com esta atividade com as crianças suplentes, ampliamos a nossa escuta e nossa capacidade de refletir as formas de tornar Jundiaí, cada vez mais, uma Cidade das Crianças”.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)