Moradores relatam susto com chuva de granizo que deixou ruas de Jundiaí cobertas de gelo
A chuva de granizo que atingiu Jundiaí (SP) na tarde deste domingo (30) chamou atenção dos moradores por deixar as ruas cobertas de gelo, o que mudou o cenário da cidade do interior paulista. Segundo a Defesa Civil, não houve feridos, mas duas produções rurais e 20 imóveis foram danificados.
A moradora Tatiana Nakamura afirmou ao G1 que estava na casa com a mãe e o irmão, no Jardim Tannus, quando ouviu o forte vento. Em seguida, o vidro de uma porta quebrou e os toldos que ficam na área de lazer do imóvel foram arrancados com a força da chuva.
“Ficamos bem assustados com o barulho. Muito forte. Mas graças a Deus ninguém ficou ferido. Infelizmente os toldos da minha mãe foram arrancados. Nunca tinha visto isso antes. A última vez que choveu forte assim foi há muitos anos, em 2008”, diz.
Tatiana ainda conta que a chuva de granizo foi rápida. Quando parou, as pedras de gelo cobriram a rua Bruno Trevisan e se tornaram atração no bairro.
O morador Rafael Cicconi também relata que se assustou no momento da chuva. Ele mora no Jardim Samambaia e afirma que a avenida perto do seu prédio ficou tomada pelo granizo.
“Do nada um vento muito forte. Ao ver pela janela do prédio, tinha muito granizo, o que virou atração. Acho que vi uns seis carros parando para olhar o cenário”, conta.
Rafael ainda diz que quando a chuva parou e o tempo ficou melhor, ele aproveitou para mostrar o granizo ao filho, de apenas 4 anos. “Nós descemos e a sensação era de que a avenida estava com neve. Ele brincou até que ia fazer boneco de neve”, diz.
Chuva
A Defesa Civil informou que os pluviômetros instalados na região da Vila Graff, próximos ao rio Jundiaí, registraram 13.4 milímetros de chuva. Na região do Santa Gertrudes foram 8.4 milímetros, e região do Jardim Florestal, 6.4 milímetros. Já na Fazenda Grande foi registrado 1 milímetro.
Houve quedas de árvores na região da Rua do Retiro, Rua Bom Jesus de Pirapora, região dos bairros Água Doce, Jardim Paulista, Jardim Ermida e Jardim Pacaembu, que foram removidas pelas equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Trânsito sinalizou a avenida Antonio Pincinato, na região do Eloy Chaves, devido ao volume de água na via, assim como semáforos nas proximidades das avenidas Jundiaí e Nove de Julho que ficaram desligados por falta de energia.
A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo informou também que foram registrados danos em produção rural nas regiões do Medeiros e da Malota.
A Defesa Civil ressaltou que realiza vistoria, avaliação estrutural e entrega de lonas para proteção dos telhados de aproximadamente 20 imóveis que sofreram avarias na região do Jardim Guanabara, Vila Alvorada e Gramadão.
(Texto/Imagem: G1)