Com estoques baixos, hemonúcleos de Jundiaà convocam moradores para Semana Mundial do Doador
Os hemonúcleos de Jundiaà estão convocando moradores com o objetivo de atingir 1,5 mil pessoas durante a Semana Mundial do Doador, realizada entre segunda (14) e sexta-feira (18). O evento acontece devido ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.
A finalidade é utilizar plena capacidade de coleta em ambos os serviços, incentivando as doações para reverter a situação crÃtica dos estoques, uma vez que as unidades são responsáveis por fornecer sangue para os serviços de saúde de toda a região de JundiaÃ.
Atualmente, as unidades operam com redução dos estoques de bolsa em torno de 30%, reflexo do frio temporário, ocasionado pelo perÃodo do inverno, além da pandemia e do intervalo das vacinações.
Por isso, pede ajuda aos doadores para atingir as capacidades totais de doações, o que impacta diretamente na disponibilidade de bolsas de sangue para as redes de saúde regional.
O Hemonúcleo de Jundiaà tem capacidade para coletar uma média diária de 120 doações. Atualmente, trabalha com cerca de 72 doações por dia de segunda a quinta-feira, e habitualmente alcança a meta de 120 doações às sextas-feiras e aos sábados.
A maior necessidade dos serviços hoje são dos tipos sanguÃneos ‘O+’, ‘O-‘, ‘A+’ e ‘A-‘.
- Critérios para doar sangue:
- Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);
- Estar com a saúde em dia;
- Pesar, no mÃnimo, 50 quilos;
- Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG ou CNH);
- Não ter ingerido bebida alcoólica no mÃnimo 12 horas antes da doação;
- Não estar em jejum.

(Fonte: G1/Imagem: Tchélo Figueiredo)