Não há nada que justifique o não uso da máscara
Em entrevista ao Boletim TVTEC, a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins, alertou que o País ainda não atingiu um patamar de imunização seguro contra a COVID-19 . “Não há nenhum ponto que nos dê nenhum tipo de segurança que não faça a utilização da máscara”, alertou a gestora.
A gestora explicou que até mesmo aqueles que já foram imunizados ainda podem contrair o vírus – de uma maneira mais leve e até mesmo assintomática – e acabar contaminando outras pessoas que ainda não foram imunizadas. Dayane lembrou que, em Jundiaí, 32% da população já recebeu a primeira dose da vacina e 13% receberam a segunda dose. Segundo ela, o panorama ideal para a não utilização da máscara seria de 75% da população vacinada.
O assunto veio a tona depois do presidente Jair Bolsonaro afirmar, na última quinta-feira (10), que fez um pedido ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de “parecer” para desobrigar o uso de máscaras para quem estiver vacinado contra a COVID-19 ou por quem já tiver contraído a doença. Após a fala de Jair Bolsonaro, famosos usaram as redes sociais para pedirem o uso de máscara.

Na tarde desta sexta-feira (11), em seu perfil no Instagram, o prefeito Luiz Fernando Machado também pediu que as pessoas continuem a utilizar o equipamento de proteção. “Usar a máscara é um gesto de respeito à vida”, disse o prefeito.

(Texto: TVTEC/Foto: Foto: Reprodução/Rede social dos artistas/Rede social Prefeito)